quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Twitch Plays Nothing

Pra quem não entendeu a piadinha do titulo, é uma referencia ao TPP( Twitch Plays Pokémon). Ontem a internet viveu um rebuliço( a não se que você não jogue video-game...então, o que tá fazendo aqui?!), desses que acontece só de vez em quando e será lembrado geração após geração.
Semanas atrás esse rebuliço já havia começado de forma pequena, com boatos de que o Youtube(leia-se google) havia comprado o Twtich. Semanas se passaram e tudo continuou a mesma coisa. Bem, isso até ontem.



O Twitch fez uma mudança em sua de transmitir os VODs, video on demands, ou mais comumente stream ou lives. Vou tentar falar de uma forma resumida.
Para começar, havia uma opção de salvar as lives para sempre, ou seja, poderia passar anos que se batesse a saudade ou a vontade de rever uma live, era só ir lá e clicar no play. Isso acabou, e junto com isso a exclusão de todas as lives antigas. Até dá pra entender o lado do Twitch, há muito video que nunca sequer foi visto e está lá salvo, ocupando espaço, mas também há muitos canais ativos, com uma história de livestream bacana, que terá todo material deletado sem dó. O Twitch poderia garimpar e ver os canais que tem videos nunca assistidos? Sim, mas aí daria muito trabalho e consumiria tempo e dinheiro, então é melhor deletar tudo mesmo.

Agora o que gerou o maior alvoroço foi a implementação da lei do copyright. Agora sem aviso prévio, sua live pode sofrer um mute por tocar uma música sofre proteção dessa lei. E isso cabe a músicas do próprio jogo. Em uma plataforma de jogo isso não faz o menor sentido. O sistema funciona com um bot que foi implementado, onde ele vai escanear lives em buscas de músicas, e se ele achar que aquela música está protegida, mute de 30 minutos sem dó nem piedade, mesmo se ele se enganar e der falso positivo para a música.

A consequencia dessas mudanças já começaram ontem mesmo, com criação de contas em massa em outra plataforma, a Hitbox, que teve travadas por conta do fluxo.

E o mais bizarro, um próprio stream oficial do Twitch foi mutado. Isso só pra exemplificar os problemas que virão por aí.


Watch live video from Twitch on Twitch

E qual será o futuro disso tudo? Não sei, mas não tem cara de que vai ser coisa boa. Espero que isso sirva para refletir sobre essa lei de copyright de audio, afinal que está fazendo uma livestream não está pirateando, e sim mais fazendo uma propaganda do produto. E não só isso, não faz muito sentido ao meu ver, você fazendo live de um jogo que você comprou, ou pagou de alguma forma, como League of Legends, que é o maior jogo streamado, ou usuários de PS4, e aí sofrer um mute. Seria a mesma coisa de não ter direito de colocar áudio enquanto joga normalmente. E pior ainda, imagina um campeonato sofrer um mute? O Twitch diz que lives em progresso não sofrerão a lei, só quando armazenadas, mas e se isso mudar depois?

Só resta agora assistir o Google afundar uma promissora empresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador